Em plena crise do coronavírus, a preocupação com a fatura da luz aumenta e o autoconsumo parece que passou para segundo plano. Com o presente artigo, queremos explicar, e agora mais que nunca, que produzir a sua própria energia renovável pode trazer-lhe coisas muito positivas.
Há uns anos, ter painéis solares era considerado como “exótico”, “muito caro” ou até “para hippies”. No entanto, estes sistemas passaram a ter outra realidade acabando por desfazer esses mitos.
Em tempos de um possível novo confinamento, o autoconsumo pode ser a chave para poupar na fatura da luz e ao mesmo tempo cuidar do planeta.
Explicaremos como pode aproveitar ao máximo da instalação durante este periodo de quarentena.
A quarentena e o consumo de energia
Durante a quarentena a maioria da população esteve praticamente sempre em casa, e é normal que os consumos de eletricidade possam ter disparado. O consumo de eletricidade passou a ser mais regular, deixando de existir períodos do dia em que se gastam mais luz, como de manhã antes de sair para trabalhar, e a partir do final do dia quando chegamos a casa.
Esta situação pode levar a um grande aumento da fatura da eletricidade, pelo que, pode estar na hora de pensar em adquirir um sistema de autoconsumo (painéis solares)
Conselhos para aproveitar ao máximo os painéis solares
Já que nestas ocasiões vamos passar todo o tempo em casa, devemos aproveitar ao máximo, e em tempo real, a energia renovável que produzem os nossos painéis solares:
Cozinha renovável: se lhe perguntarmos de que forma ocupou mais o seur mais tempo em casa durante o confinamento, de certeza que cozinhar está no top 3.
Se tem painéis solares deve aproveitar as horas centrais do dia (com maior radiação solar) para usar o forno ou a vitrocerâmica. Se tem essa possibilidade, aproveite também este momento para um “batch cooking” (cozinhar para vários dias), ou pelo menos usar os eletrodomésticos que consomem mais, e se possível usar a sua capacidade máxima, isto é, cozinhar várias coisas ao mesmo tempo.
Usar a máquina de lavar e secar e engomar ao mesmo tempo: e não é uma questão de realizar mais tarefas e usar vários eletrodomésticos ao mesmo tempo, mas sim aproveitar as horas de sol. Não sair de casa pode significar ter menos roupa para lavar e engomar, pelo que, podemos concentrar a sua “gestão” para as primeiras horas do dia ou depois de almoçar. Aqui utilizaremos também a máquina de secar, ainda que estender a roupa no exterior é mais sustentável, e melhor para a sua carteira.
Água quente: se tiver um cilindro elétrico é provável que tenha em mente que pode pregar-lhe uma partida em relação ao consumo. A sua instalação de autoconsumo pode dar-lhe uma ajuda, sobretudo porque pode programar o aquecimento da água nas horas de maior produção de energia por parte dos painéis solares.
Se não tiver painéis solares, mas tem períodos de discriminação horária (tarifa bi-horária), isto é, dois períodos distintos com preços diferentes, pode tentar concentrar todo o consumo elétrico para as horas do “vazio”, que por norma é à noite, e quando apresenta eletricidade mais barata. Esta tarifa está praticamente disponível em todas as companhias elétricas, como a EDP ou a Endesa.
Se ainda não tem um sistema de autoconsumo, saiba que apesar de ter de fazer um investimento inicial, este será compensado pela poupança que eletricidade que terá, eliminado a dependência da rede elétrica convencional.
Será muito mais vantajoso se produzir a sua própria eletricidade e ao mesmo tempo poupará muito dinheiro.