Coisas como desligar as luzes ou fechar as torneiras quando já não necessitamos delas, e evitar usar equipamentos que gastem muita energia (como o ar condicionado ou o aquecedor), são pequenos hábitos que aplicamos no nosso dia desde criança.
Na verdade, continuam a ser factores obrigatório para quem quiser poupar na energia, ainda que por vezes haja um esquecimento ou uma distração da nossa parte, certo?
No entanto, e nos dias que vivemos, é cada vez mais fácil conseguir uma eficiência energética do lar quando associada à tecnologia da domótica. E o melhor de tudo é que consegue poupar dinheiro.
Ter uma casa inteligente (domótica) é automatizar tudo o que existe no lar, garantindo mais conforto, segurança e um uso mais eficiente da energia consumida.
Em que consiste uma casa inteligente?
Neste tipo de casa somos capazes de ter total controlo das instalações elétricas, do gás e de todos os eletrodomésticos, com um acesso ao nosso smartphone. Apenas terá de contratar internet.
Ao automatizar a sua casa, saiba que é altamente personalizável e ajustável às suas necessidades.
O porquê devemos aderir à domótica?
Iluminação: Faz com que as luzes se adaptem a si. A iluminação tem um grande impacto no conforto e bem-estar das pessoas. Através da combinação dos diferentes tipos de luz LED, criam-se ambientes adequados a cada situação, com baixo consumo e integradas ao conjunto de funções da instalação.
Elementos de proteção solar: A automatização das persianas e outros elementos de proteção solar, como toldos ou cortinas, é fundamental, pois oferecem sombra de forma automática que ajuda na eficiência energética, e ainda aumenta a segurança e a privacidade.
Eficiência energética: Aproveite a energia solar, elimine o consumo desnecessário ou descuidado, e com as energia renováveis e carregue o seu o carro elétrico a custo zero.
Climatização: Quando o controlo climático é automático, os sistemas trabalham para oferecer a temperatura correcta a qualquer hora do dia. Assim ao utilizá-lo não precisa de ajustar os valores nem estar preocupado com a qualidade do ar ou da humidade.
Segurança: Durante a noite, enquanto todos dormem, vigia que tudo funciona corretamente. Controla se alguém está a tentar entrar na casa sem autorização, detecta se há fuga de água ou se existem sinais de fumo. Antes de qualquer incidente inesperado, a casa reage para alertar as pessoas evitando vários problemas.
Este tipo de tecnologia integrada na sua casa, vai permitir maior rendimento dos sistemas e aparelhos, e ainda garantir que não existe combinação melhor possível como a da domótica e a eficiência energética. Ambos são uma realidade cada vez mais presente no nosso dia a dia.