Sustentabilidade

Porto irá liderar a neutralidade carbónica na Europa até 2030

Consciente da necessidade de reduzir a pegada ambiental, a Comissão Europeia, através do Horizonte Europa (programa de investigação e inovação da UE), irá disponibilizar 360 milhões de euros e apoio técnico e legal para que 100 cidades europeias atinjam a neutralidade carbónica até 2030.

Porto é uma das cidades escolhidas para integrar a Cities Mission, visto que tem em curso iniciativas e uma estrutura capaz de garantir que a meta será alcançada — a inclusão do Porto, neste restrito lote de cidades líderes na ambição da neutralidade carbónica, é mais um reconhecimento internacional do empenho do Município em tornar a cidade mais sustentável e irá potenciar a sua capacidade de ação.

Para tornar as “Cidades mais Inteligentes e com Impacto neutro no Clima” as ações de pesquisa e inovação irão estender-se à mobilidade limpa, à eficiência energética e ao planeamento urbano, através do recurso a soluções inspiradas na natureza.

Algumas das metas que a Comissão Europeia pretende alcançar com a Cities Mission já haviam sido definidas pela Câmara Municipal do Porto, aquando do lançamentodo Pacto do Porto para o Clima, no início do ano.

Segundo o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, “a missão agora atribuída ao Porto, é um apoio fundamental para fazer deste desígnio uma realidade em 2030. Estamos preparados para cumprir”.



Encontre aqui o seu próximo imóvel

VendaArrendamento

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades sobre decoração, dicas para casa e notícias sobre o mercado imobiliário