Existem várias formas de adquirir uma casa. A mais comum é o financiamento bancário. Mas até mesmo essa modalidade possui algumas variantes.
Agora, uma delas, destaca-se das demais: os créditos para habitação com taxas variáveis. Nesta matéria vamos oferecer alguns conselhos de como aproveitar o momento e garantir um bom negócio para adquirir o imóvel dos seus sonhos.
Uma questão de economia.
A grande maioria dos imóveis portugueses são financiados através do crédito para habitação com taxas variáveis. Na prática, o banco empresta o dinheiro e os juro, que irão influenciar no valor das parcelas, são calculados através de algum índice econômico.
Uma grande parte das instituições financeiras utiliza as taxas Euribor, do Banco Central Europeu. E, segundo os especialistas, os contratos feitos com esse índice, tendem a se manter negativos até 2026. Na prática, isso significa mais facilidade para quem vai comprar e, até mesmo, mais dinheiro para quem já realizou um financiamento.
Vantagens até para quem já comprou.
O principal benefício dos juros é a possibilidade de uma prestação mais baixa. Dependendo da duração do contrato isso pode significar uma boa economia.
Porém, isso não fica restrito aos novos financiamentos. Dependendo das cláusulas e das instituições, o banco ressarce o valor desse juro negativo ao comprador, porque os valores da Euribor anulam e até ultrapassam a margem do lucro bancária.
Uma chance da melhor negociação.
Depois de escolher o seu imóvel na Entreparedes (https://blog.entreparedes.pt/), também, precisará escolher um banco onde solicitar o crédito imobiliário. E, neste momento, uma pesquisa mais detalhada é fundamental para a realização de um bom negócio. Pois, lembre-se: este é um financiamento, a princípio, a longo prazo. Por isso, pense bem e estabeleça alguns pontos de atenção:
- Pesquise muito: analise as opções de financiamento e, principalmente, as instituições bancárias disponíveis. É cliente de algum banco? O que ele oferece? Você está satisfeito com o seu relacionamento bancário? Já precisou conversar com algum profissional do banco para tirar dúvidas e encontrar soluções?
- Converse com os seus amigos e familiares: conhece alguém que comprou um imóvel recentemente? Peça conselhos e recolha informações importantes. Ter um exemplo pode ser uma solução para poupar o seu tempo de pesquisa.
Faça a sua parte. Os juros baixos são um atrativo, mas deverá organizar o seu orçamento doméstico e familiar. Deixando tudo claro e diminuindo as despesas, você conseguirá realizar o seu sonho.