Você passa dias olhando o site da Entreparedes, https://www.entreparedes.pt/venda/ conversa com os consultores, visita vários imóveis até que, finalmente, encontra o ideal para a sua vida. Porém, essa etapa inicial é apenas o começo de uma longa jornada que pode, ou não, ser mais difícil do que encontrar o imóvel dos seus sonhos: conquistar o benefício do crédito imobiliário.
Mas não se preocupe: vamos dar conselhos de como facilitar e negociar, melhor, o seu crédito imobiliário para, enfim, conquistar a sua casa.
Organizando a mudança. Nas suas finanças.
Para conquistar o sonho da sua nova casa, é necessário traçar um plano tático, tendo em vista a sua própria realidade. E para isso, uma análise criteriosa das suas finanças é fundamental.
Coloque em uma planilha todos os seus gastos mensais e, também o quanto você ganha. Isso vai ajudar a encontrar a sua taxa de esforço. Um cálculo que os bancos fazem para saber o quanto a sua renda mensal vai estar comprometida com a prestação do crédito imobiliário.
Por convenção, o mercado afirma que a taxa de esforço deve ser de 30%, ou seja, a prestação e seus gastos mensais não podem ultrapassar 30% do seu orçamento. Em raros casos, algumas instituições financeiras permitem que a taxa de esforço seja de 50%. Mas isso é a exceção, não a regra.
Da planilha para a ação.
Uma forma de avaliar e reduzir os seus gastos para a aprovação do crédito ser mais fácil é uma mudança real de comportamento. Fazer o seu orçamento doméstico, ajuda a verificar onde pode haver mais economia.
Tudo deve ser incluído para um panorama mais realista: gastos com transporte, lazer, alimentação, serviços de streaming, viagens, etc. Anote tudo, sem exceção.
Outro ponto é verificar se possui ou não rendimentos extras ou fundos de reserva, como investimentos ou poupança. Uma dessas opções pode ajudá-lo a adiantar uma entrada para o imóvel, melhorando a sua taxa de esforço.
Veja se vale a pena esperar.
No começo de 2021, os bancos estarão proibidos de cobrar várias comissões relacionadas ao crédito para habitação. Na prática isso significa uma possibilidade de economia imediata para a compra do seu imóvel.
Atualmente, os bancos podem cobrar taxas para diversas operações, desde análises contratuais até rescisão de contratos. Em 2021, por exemplo, caso você queira uma melhor negociação, os bancos estarão proibidos de cobrarem por essa nova análise. Outro ponto bastante relevante, você não precisará ter conta no mesmo banco que vai pedir o crédito imobiliário. Além de mais vantajoso, você poderá pesquisar a taxa mais adequada ao seu bolso.
Caso tenha outras dúvidas, contate os nossos consultores, www.entreparedes.pt/contactos, será um prazer atender-lhe.