Economia

Pretende comprar casa e necessita de financiamento?

Antes de assinar o contrato do crédito à habitação, analise qual a taxa de juro — variável, fixa ou mista — mais adequada à sua disponibilidade financeira. O recurso ao crédito à habitação implica o pagamento do valor emprestado, pela instituição financeira, bem como da taxa de juro associada composta pelo valor da EURIBOR e do SPREAD.

A EURIBOR é uma taxa de referência resultante da média das taxas de juro dos empréstimos feitos entre os bancos da zona Euro, ou seja, está sujeita a oscilações que poderão refletir-se no valor da sua prestação mensal, caso opte por um contrato de crédito à habitação com taxa variável ou mista.

O SPREAD é um valor definido pela instituição financeira tendo em conta o risco de o cliente entrar em incumprimento, as garantias apresentadas e a relação entre a quantia emprestada e o valor do imóvel. É passível de renegociação, mas, normalmente, não sofre alterações.

A TAXA de juro VARIÁVEL está sujeita às oscilações da Euribor, ou seja, a cada 3, 6 ou 12 meses o valor da sua prestação é revisto.

A TAXA de juro FIXA…

A TAXA de juro FIXA é negociada no momento em que solicita o empréstimo, tendo em conta o risco do cliente entrar em incumprimento as garantias dadas, a relação entre a quantia emprestada e o valor do imóvel, e não sofre alterações longo do contrato, ou seja, o valor da sua prestação não está sujeito às oscilações da EURIBOR.

A TAXA de juro MISTA permite aplicar ao seu contrato de crédito à habitação as taxas de juros, anteriormente referidas, em diferente fases, conforme a sua disponibilidade financeira.

Mas afinal qual é a melhor opção?

Qualquer uma apresenta vantagens e desvantagens, por exemplo, a taxa de juro variável pode ser extremamente vantajosa, quando a EURIBOR se fixa, durante longos períodos, em valores negativos ou baixos, mas a taxa fixa poderá salvaguardá-lo de uma subida abrupta da EURIBOR.

Mantenha-se atento à evolução do mercado financeiro europeu e às previsões dos especialistas, mas sobretudo tenha em conta a sua disponibilidade financeira, para que, independentemente da taxa contratada, não entrar em incumprimento.

*Quando a EURIBOR se fixa, durante longos períodos, em valores negativos ou muito baixos, é uma excelente altura para investir em imobiliário.

Espreite as nossas excelentes oportunidades de investimento, aqui:

https://www.entreparedes.pt/imoveis



Encontre aqui o seu próximo imóvel

VendaArrendamento

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades sobre decoração, dicas para casa e notícias sobre o mercado imobiliário