Através do Instrumento Financeiro de Reabilitação e Revitalização Urbana (IFRRU2020), o maior programa de incentivo à reabilitação urbana, lançado em Portugal, o Governo já investiu mais de 1.000 milhões de euros na recuperação de edifícios e melhoria da eficiência energética — é um “valor histórico nunca alcançado por um instrumento financeiro para a reabilitação urbana integrado num quadro comunitário”, referiu o Ministério da Habitação.
Prorrogado até 2023, o IFRRU concede empréstimos em condições excecionalmente vantajosas, face às existentes no mercado, em termos de taxas de juros, maturidades e períodos de carência.
Desde 2017, foram assinados 340 contratos em 81 municípios do país no valor de + de 1.000 milhões de euros, ou seja, cerca de 70% do orçamento já se encontra esgotado. Destes, 151 dos contratos dizem respeito a habitação, 170 a atividades económicas e 19 a equipamentos de utilização coletiva ou de apoio social e cultural na área da saúde; 80 dos projetos encontram-se concluídos.