A rosa-branca, entre o céu e o mar. Desenhado pelo arquiteto Luís Pedro Silva, o Terminal de Cruzeiros de Leixões, distinguido com o Prémio Internacional de Arquitetura e Design da “AZ Awards”, está aberto para visitas até ao final deste mês.
Foram investidos 50 milhões de euros numa das mais luxuosas portas de entrada para a Invicta — o Terminal de Cruzeiros de Leixões, inaugurado em 2015. O milhão de azulejos de cerâmica brancos, que revestem o edifício, assume várias tonalidades ao longo do dia e das estações do ano, consoante a posição do Sol.
O acesso aos pisos superiores, onde estão instalados o Parque de Ciência e Tecnologia do Mar e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha, da Universidade do Porto, faz-se através de uma longa plataforma, em forma de caracol, com os olhos postos no céu e a saltitar de azulejo em azulejo, que desemboca numa enorme e espetacular varanda sobre o mar.
Com um bocadinho de sorte, apanha um gigante dos mares atracado num dos Terminais de Cruzeiros mais bonitos do mundo, o de Leixões.
O período oficial de visitas encerra a 30 de setembro.