Há pistas de gelo, carrosséis, mercados, espetáculos de vídeo mapping e concertos gratuitos, que prometem muita magia e diversão, a miúdos e graúdos.
A árvore de Natal, com 34 metros de altura, regressou à Praça General Humberto Delgado, em frente à Câmara Municipal, com um brilho diferente — revestida com 50 mil LEDs, assume várias tonalidades ao longo do dia e da noite e, a cada meia hora, exibe animações sincronizadas com música.
Cerca de 900 peças decorativas enchem de luz e cor as zonas mais emblemáticas da cidade e com maior número de lojas de comércio tradicional, diariamente, a partir das 17:30. Há neve, aos feriados, sábados e domingos, até 19 dezembro e, diariamente, de 20 a 23 de dezembro, entre as 17:30 e as 19:30, na Rua da Flores e em Cedofeita. E há Mercados de Natal, na Praça da Batalha (Mercado Natal do Porto), no World of Wine (Mercadinhos de NATAL) e em muitas outras zonas da cidade.
Mas, há muito mais…
A Immersivus Gallery, do Centro de Congressos da Alfândega, recebe o Fabuloso Circo de Natal — uma experiência virtualmente imersiva, guiada pela voz de Nuno Markl.
O Coliseu do Porto volta a abrir as portas ao tradicional Circo de Natal, que celebra a sua 80.ª edição, e promete “muita acrobacia, humor, malabarismo, equilibrismo, ilusionismo, dança, música, uma banda sci-fi” e uma viagem intergaláctica, através de números inspirados nos planetas.
Em Gaia, a época mais bonita do ano é celebrada na Praça de Natal, junto aos Paços do Concelho — há pista de gelo, carrossel francês, comboio que ruma à Lapónia, à Casa do Pai Natal, um mercado de Natal e muitas coisas boas para comer e beber.
Em Ermesinde, além das tradicionais iluminações de rua, na Praça Machado dos Santos, está instalada uma bola gigante repleta de luz, e no Parque Urbano a maior árvore de Natal do país. No parque, há também um mercado e uma Aldeia Natal — com duendes e palhaços, espetáculos de música dança e teatro, uma Oficina de Sonhos e a Casa Mágica do Pai Natal — à espera dos mais pequenos.
Divirta-se!
Fotografia: CMPorto