Toda mudança traz um nervosismo natural. Um novo lar, um novo bairro, novas pessoas. Porém, em algumas situações, esse sentimento pode ser ainda maior: quando mudamos de país. De um dia para o outro nos vemos em uma nova cultura, com novos desafios à vista. Mas saiba que, mesmo com o frio na barriga, essa nova fase pode ser ainda mais interessante. Basta um pouco de planejamento. Estás pronto para fazer as malas?
Um novo (re)começo.
A Entreparedes Real Estate é especialista em negócios imobiliários e, também, na assessoria à estrangeiros que desejam investir para conquistar o Visto Gold ou Golden Visa. Hoje, essa experiência pode ser transformada em dicas para auxiliar inúmeras pessoas que desejam fazer do Porto e de Portugal o seu novo endereço.
Mas antes de tudo, definir qual o motivo da mudança já é uma importante etapa para realizar um planejamento mais sólido. Por exemplo, profissionais de multinacionais, geralmente, são transferidos tendo uma residência escolhida, antecipadamente, pela empresa. Mas nem por isso você deve deixar de conhecer a sua nova vizinhança. Pesquise na internet, conheça os principais pontos de comércios, serviços, restaurantes, supermercados, escolas, etc. Assim fica mais fácil habituarem-se em um novo ambiente.
Mas há outro grupo de pessoas: as que decidem mudar de país e cidade por conta própria. Muitas vezes, as pessoas já conhecem o país de destino. Porém, não se engane: fazer turismo é diferente de residir. Converse com pessoas, se você possui amigos ou conhecidos no país, peça dicas sobre a cultura local, tire todas as suas dúvidas sobre as possíveis dificuldades: seja no idioma, seja na rotina em si.
Um lar pra chamar de seu.
A escolha de um novo endereço também é crucial para o sucesso da mudança. E nisso, mais uma vez, a Entreparedes pode ajudar você e a sua família. Através da internet é possível escolher a nova residência da sua família, otimizando o seu tempo na procura de um novo ambiente. Moradias, apartamentos, arrendamentos ou compras: tudo resolvido em poucos cliques, sem dificuldades.
Praticidade e agilidade.
Depois de resolver todas as questões legais e a escolha da morada, o programa da mudança vai se encaminhando para a parte prática: o que você vai levar para o outro país e o que vai ficar? Além disso, você precisa escolher o que irá consigo no avião ou noutro meio de transporte e o que ficará a cargo de uma transportadora.
Essa fase é a que requer mais atenção, porque nenhum detalhe pode ser esquecido. Por isso, a principal dica é: faça listagens. Seja no telemóvel ou em papel, anote tudo o que levará, o que ficará, catalogue seus artigos prediletos e doe os que não serão mais úteis neste novo país de destino. Outra dica importante é encaixotar seus itens de acordo com o espaço da casa em que ficarão. Além de facilitar a arrumação, você consegue encontrar tudo mais facilmente.
Apesar de desafiador, mudar para outro país é uma oportunidade de transformar seus grandes sonhos em realidade e de reinventar-se. Por isso, aventure-se e conte sempre conosco.