Inverta o percurso, parta da Ribeira do Porto à descoberta da “mui nobre e leal cidade Invicta” e da margem esquerda do rio Douro — há muito para ver e fazer na zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia.
Remonta ao século XIX, o episódio que deu origem ao cognome da cidade do Porto — Invicta — são palavras de D. Pedro, proferidas aquando do levantamento do cerco à cidade pelos absolutistas, durante a revolução liberal.
As histórias da cidade são muitas e as direções que pode seguir, saindo da Ribeira do Porto, também. É apreciador de vinho? Atravesse a fotogénica ponte D. Luís I e visite as famosas caves de vinho do Porto.
Ficam na margem esquerda do Douro, na zona ribeirinha de Gaia, e proporcionam experiências únicas aos apreciadores do néctar dos deuses, produzido no Alto Douro.
As caves da BURMESTER são as únicas que ficam na zona classificada como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO.Aconselhamos uma visita!
Depois, siga em direção à Ribeira e ao Cais de Gaia, de onde saem os navios de passeio com destino à Régua e ao Pinhão. Há um estaleiro de construção naval, o último dos treze que ali existiam no século XIX, onde ainda trabalham os carpinteiros navais responsáveis pela construção e reparação dos famosos barcos Rabelos.