Santa Catarina é uma das ruas mais movimentadas da cidade do Porto, pois é ladeada por dezenas de lojas, tanto de grandes marcas como de comércio tradicional, e frequentada por inúmeros vendedores e artistas de rua.
Entre as dezenas de montras e esplanadas, há um edifício com a história gravada na fachada, nos tetos, nas paredes, no mobiliário, nas louças e no requinte — o Majestic, um dos mais belos cafés da nação.
Do magnífico conjunto arquitetónico da Rua de Santa Catarina, destaca-se, ainda, a Capela das Almas revestida com azulejaria da Fábrica de Cerâmica Viúva de Lamego e cuja construção remonta ao século XVIII.
Em sentido oposto à Capela das Almas, a rua conduz à Praça da Batalha e à Muralha Fernandina, cintura da cidade medieval.
Na Praça da Batalha, emoldurada pelo casario típico da cidade, chama a atenção a Igreja de Santo Ildefonso, datada do século XVIII e revestida com azulejaria, por Jorge Colaço, um edifício centenário em Art Déco e o histórico Teatro de São João.
Descendo da Praça da Batalha e subindo à Muralha Fernandina, cintura da cidade medieval, vê-se o rio e, se há coisa que não cansa, é mergulhar os olhos no Douro.