À primeira vista, seriam opostos. Porém, a infância e velhice possuem diversas semelhanças. Principalmente com relação a moradia, pois é a segurança necessária que fará com que filhos e avós possuam mais espaço, alegria e qualidade de vida.
Por tudo isso, daremos dicas importantes de como adaptar a sua casa às necessidades destas faixas etárias tão especiais.
Simplicidade e eficiência.
Algumas pessoas procuram novas casas quando a família aumenta ou quando atingem uma certa idade, poderá consultar imóveis mais amplos em nosso site (www.entreparedes.pt). Porém, apesar da exigência da atenção aos detalhes, deixar a sua casa mais segura para crianças e idosos, nem sempre será uma tarefa das mais custosas ou complicadas.
Explicamos: mudanças simples de objetos ou a troca de móveis de um lugar para o outro, farão uma enorme diferença. Por exemplo: trocar os tapetes por materiais antiderrapantes ou fixá-los com fitas adesivas próprias para o efeito, poderá evitar quedas, ou colocar protetores de tomadas pode proteger seus filhos de descargas elétricas.
Mas, há cômodos que exigem um pouco mais da nossa atenção: casas de banho e cozinhas deverão ser minuciosamente vistoriadas de maneira que não apresentem perigo para os membros da família.
Siga estas dicas:
Um dos maiores pontos de atenção são as escadas. Por isso, para as crianças, tente adaptar, no topo e no sopé das escadas, portões de segurança. Já, para os idosos, opte por corrimões que ofereçam um suporte melhor e antiderrapantes nos degraus.
Nos quartos, a atenção deverá ser redobrada para tapetes e para a cama: barreiras de segurança poderão evitar quedas para os menores e para os mais velhos. Instalar apoios para os idosos poderem levantar-se, oferecem maior segurança e autonomia.
Nas casas de banho os cuidados devem ser redobrados. Tudo deverá ser feito de maneira a evitar quedas dos idosos e para proteger os mais pequenos. Instalar barreiras de segurança, portas de fácil e a adaptação da altura do lavatório, conferem um cuidado a mais. No caso das crianças, dependendo da idade, deve-se evitar banheiras para proteger de possíveis afogamentos.
Já na cozinha, tendo crianças na família, opte por fogões com segurança antichamas. Assegure-se que todos os objetos cortantes, como as facas, e objetos quebráveis estejam colocados nos armários mais altos, e os produtos de limpeza fechados a chave. Manter armários com chaves ajudará na segurança. Para os idosos, o importante será ter tudo à mão: facilite o acesso aos talheres do dia a dia e opte por pratos e copos que não quebráveis.
Assim, a sua família poderá aproveitar muito mais a sua casa.