Dicas

Depois do Home Office, a nova escola. Como preparar a sua casa para estudar com os filhos.

Bastou uma pequena pausa, um vislumbre de um alívio para a sociedade, que Portugal, ou talvez o mundo, tenham que encarar a segunda onda da Covid-19. O que poderá implicar em uma nova reestruturação, com serviços, comércio e até mesmo escolas fechadas. Mas, da mesma maneira da preparação para o home office, como fazer para preparar e levar a escola dos seus filhos para dentro da sua casa? Isso é o que pretendemos mostrar nesta matéria especial.

Mantendo as diferenças.

Reuniões, salas silenciosas, produtividade. No home office tudo é feito para elevar a sua concentração e fazer com que tenhas tanta produtividade quanto em um escritório ou trabalho convencional. Porém, quando o assunto são filhos e os estudos, a situação pode ser um pouco diferente: além do foco, o local e o entorno em si, devem estimular o intelecto e incentivar a autonomia. Equilibrar esses dois lados da balança nem sempre poderá ser simples.

Se por um lado o ambiente deve fazer a criança interessar-se pelos estudos, por outro lado, tudo deve ser pensado para haver mais segurança, mas com facilidades para permitir o desenvolvimento das habilidades motoras e emocionais.
Em crianças com mais de idade e adolescentes, o local deve, acima de tudo, evitar distrações, tão características nesta fase do desenvolvimento.

Antes das aulas, um estudo.

Muitos imóveis da Entreparedes (www.entreparedes.pt), seja para arrendamento ou compra, já possuem espaços ou cômodos para a criação de um home office. Mas se você, inicialmente, não pensa em mudança, analisar a sua residência atual pode ser uma solução eficiente e inteligente.

Primeiro, escolha um lugar em que a criança sinta-se bem: a sala de estar ou o próprio quarto. Ou, então, um lugar onde ela possa ficar alguns minutos estudando, mas que seja confortável para contar sempre com o auxílio de um adulto.

Depois será pensar, ou repensar, no básico: o que a criança precisa para aprender? Quais os materiais para o estudo? Ela precisa de muito espaço? Precisará arquivar papéis ou pastas? Todo deve ser analisado para organizar a sua casa e a rotina dos seus filhos.

Por fim, a mobília: ela e imprescindível para que seus filhos tenham um lugar agradável e criativo. Pense sempre no bem-estar infantil e nas possibilidades a longo prazo: como incluir a mobília adquirida nesta fase no dia a dia da casa depois que as aulas presenciais voltarem ou, então, optar por objetos que acompanhem o crescimento das crianças.
Assim, a rotina terá a nota máxima.



Encontre aqui o seu próximo imóvel

VendaArrendamento

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades sobre decoração, dicas para casa e notícias sobre o mercado imobiliário