A Nacional 222 tem a particularidade de unir três destinos considerados Património da Humanidade — o centro histórico do Porto, o Alto Douro Vinhateiro e o Vale do Côa.
É a melhor estrada do mundo para a prática da condução, dizem os entendidos. Setembro, época de vindimas Douro arriba, é a melhor altura do ano para percorrer a NACIONAL 222, que liga Vila Nova de Gaia a Vila Nova de Foz Côa.
A estrada segue o percurso do rio Douro, que serpenteia a seu belo prazer no vale profundo; na margem oposta circula o comboio, a escassos metros da água, numa linha antiga, de traçado irregular, cravada nas escarpas rochosas.
As encostas, trabalhadas em socalcos, trajam o encarnado e o dourado da folhagem das videiras, que se espreguiçam para lá da linha do horizonte, que o olhar abarca. Algumas destas vinhas pertencem às mais famosas casas de vinhos do Porto e, nesta altura do ano, enchem-se de gente para a apanha das uvas.
Percorrer a NACIONAL 222, em plena época de vindimas, é permitir-se ver, respirar, sentir e experienciar uma das mais antigas e famosas tradições do Alto Douro Vinhateiro — a apanha das uvas.