A arte sempre foi uma das mais importantes expressões dos sentimentos humanos. Mas elas também representam um período histórico, questionam situações e a própria sociedade e até mesmo, são capazes de gerar reações como comoção, repulsa, alegria, etc. E por serem tão versáteis, são um importante item de decoração. Por isso, a Entreparedes pesquisou algumas dicas de como incorporar obras artísticas na decoração da sua casa.
Valor Real, valor sentimental, valor representativo.
Uma música, uma pintura, uma escultura, uma fotografia e até um grafite em uma parede. Todos estes itens podem ser considerados obras de arte e terem valores, financeiros e sentimentais, distintos para cada pessoa diferente. Porém, assim como no setor imobiliário, como os profissionais da Entreparedes, que avaliam criteriosamente um imóvel (entreparedes.pt/servicos), existem pessoas e dados técnicos para atestar a autenticidade e, com isso, o valor financeiro de um trabalho artístico. Esta avaliação é importante pois muitas pessoas investem em arte e transformam cada parede de suas casas em uma impressionante exposição.
Se essa é sua ideia, lembre-se: a grande maioria das peças precisam de destaque. Se você tem uma que considera superior, seja pela sua avaliação pessoal ou profissional, separe um lugar onde ela poderá ser apreciada em toda sua beleza. Outro fator de atenção é que, algumas pinturas ou fotografias, tendem a modificar a sua coloração pela exposição contínua à luz. E isso deve ser levado em conta na hora de escolher em qual lugar acomodar a sua obra de arte.
Uma decoração. Para os ouvidos.
Se a música é a sua forma artística predileta, apesar de não ser vista, ela pode influenciar diretamente na decoração de sua casa. O primeiro fator é se você adora colecionar discos ou instrumentos musicais. Expor a sua coleção, com determinado destaque, ajuda a criar um ambiente com mais beleza e, principalmente, personalidade.
Mas isso não é tudo: atualmente, escutar o som dos seus artistas prediletos é uma experiência única. E a decoração pode ajudar a criar o ambiente perfeito para isso: caixas de som integradas aos cômodos, amplificadores e planejamento acústico do ambiente permitem uma maior imersão ou reverberação do som.
Por outro lado, se o artista em questão é você, se você tem uma banda ou toca algum instrumento, a melhor ideia é investir em isolamento acústico e espaço para você poder ensaiar e se divertir. No site da Entreparedes há diversos imóveis, para venda ou arrendamento, com espaço para você e sua arte. Confira: entreparedes.pt/imoveis
Uma casa de cinema.
A sétima arte também merece um lugar importante e não está restrita apenas a um cômodo para assistir filmes ou seus programas favoritos. Todos os objetos, de cartazes de filmes até réplicas de prêmios dados aos atores, podem ser inseridos na composição para evidenciar o cinema. Você pode colocar referências cinematográficas na sala de estar, criar uma decoração inteira baseada em um estilo de filme e até mesmo fazer referências em um ou outro detalhe ao seu cineasta favorito.
E, como estamos falando de cinema, a TV ou projetor merecem uma atenção especial: invista em aparelhos que gerem mais fidelidade de cores e em um bom sistema de áudio. Assim a arte vai ser a melhor expressão dos sentimentos e, também, do seu bom gosto.