Os avós possuem grande influência em nossa vida. Eles são a nossa ligação com o passado e com o resto da família. Mas agora, eles também estão conquistando, até então, um posto inusitado: a tendência na decoração através do estilo grandmillennial, uma novidade que vem atraindo cada vez mais atenção dos designers do mundo inteiro.
O oposto do minimalismo.
Desde os anos 90, a cultura mundial, seja na moda ou na decoração, tem se inspirado no minimalismo: traços simples, claros, nórdicos, onde a funcionalidade, por vezes, é mais importante do que o excesso de detalhes.
Porém, nos últimos anos, começara a aparecer algumas tendências que usam, e abusam, das cores, formas e detalhes, e tem ganho atenção. Um exemplo é o estilo Boho, já apresentado aqui mesmo, no blog da Entreparedes. Agora, porém, há uma nova possibilidade que, apesar de moderna, se inspira no passado, mais especificamente, na decoração aconchegante e cheia de significados das casas dos nossos avós: a grandmillennial.
De tudo um pouco.
Por vezes, quando entramos em casa de nossos avós, vemos diversos objetos que, apesar de não combinarem à primeira vista, são cheios de significados e histórias. Essa é base da decoração grandmillennial, que, se inspira no passado e no conforto, para criar um ambiente com harmonia e agradável.
Ao contrário dos estilos que baseiam-se nas novidades, no grandmillennial, os objetos vintages, dê preferência passados de geração para geração, são os destaques. Poderá ser um vaso, uma poltrona, um quadro, etc. Tudo que o remete à memórias familiares será bem-vindo.
Florais, papéis de paredes, estampas e muito mais.
Se, por exemplo, no design escandinavo, as cores básicas ganham destaque, no grandmillennial, as estampas florais, os papéis de parede decorados e as cores diferentes ganham misturas inusitadas. Tudo pode ser usado de uma só vez, sem medo.
Uma boa base para inspirar-se serão as estampas usadas nos anos 60 e 70. E não precisarão ficar restritas às almofadas ou aos papéis de parede: os tapetes também poderão ser referências divertidas para seguir o estilo.
Não é apenas decoração. É a sua memória.
Se você gostou do estilo Grandmillennial, lembre-se: apesar de já fazer sucesso em lojas de artigos de decoração, ele é muito baseado na memória afetiva. Então, ao invés de procurar artigos na internet, uma visita na casa dos seus pais e avós poderá render peças ainda mais significativas. Afinal, o afeto deixará tudo mais bonito.