Decoração

Erros na decoração. O que fazer e o que não fazer para deixar sua casa mais aconchegante.

Ambiente decorado

Entrar em uma nova casa ou mudar de endereço significa, para muitas pessoas, iniciar um novo capítulo. E, neste momento, damos voz à nossa criatividade e aproveitamos para decorar toda a residência ou, apenas, um ambiente. Porém, a vontade de transformação abre precedentes para pequenos erros, que podem comprometer a beleza e a funcionalidade da sua casa. Para evitar esses deslizes, a Entreparedes elaborou uma lista de situações que você deve evitar na hora de decorar o seu lar.

Nem toda tendência é atemporal.

Lojas, sites e revistas de decoração sempre nos apresentam as melhores tendências. Uma nova cor para as paredes, um novo estilo de poltrona, um novo tecido para as cortinas. Mas nem tudo que vemos, de fato, combina com a nossa rotina, casa ou estilo de vida.

Portanto, antes de comprar tudo o que achou bonito, avalie: será que isso combinaria com o que eu já tenho? Será que este objeto continuará bonito e funcional daqui a um ano? Essas perguntas simples podem avaliar o que de fato é válido levar para a casa.

Uma questão de proporção.

Responda rápido: quantas vezes realizou uma compra por impulso ou acabou levando algo para a casa sem que realmente houvesse uma necessidade? Quando o assunto é decoração, a compra por impulso pode ser desastrosa não apenas financeiramente como esteticamente. E o problema está nas proporções dos objetos.

As compras por impulsos são feitas sem muito pensamento e planejamento. Nesta hora, acabamos por comprar móveis e objetos totalmente fora da proporção dos ambientes. Sofás grandes demais, tapetes muito pequenos, quadros que não se destacam na decoração e até cortinas que mal cobrem as paredes. Novamente, se for comprar algo para a sua casa, sempre tenha todas as medidas necessárias em mãos.

Do artificial ao natural

Atualmente o conceito de urban jungle (floresta urbana) está em alta. Várias residências compõem a sua decoração com plantas naturais criando um ambiente rústico e sofisticado ao mesmo tempo.

Porém, para cuidar de algumas espécies de plantas naturais é necessário tempo, disposição e paciência. Ter disponibilidade para regar flores e folhas, cuidar, adubar, etc. Se não temos essas qualidades e este tempo disponível, devemos reavaliar este estilo decorativo. A decoração deve trazer funcionalidade ao seu dia a dia e não ser um motivo de questionamento.

Tudo ao seu tempo.

alvez esse seja o maior erro a quem decora uma casa nova: fazer tudo ao mesmo tempo. Muitas vezes temos pressa para deixar um local com o nosso estilo pessoal, mas lembre-se: a decoração é sempre baseada na vivência pessoal de um espaço e, se você se mudou a pouco tempo, essa experiência ainda será construída com o passar do tempo. Então, espere. A sua percepção de um ambiente pode mudar ao longo dos meses.

Com essas dicas e com o seu estilo pessoal, a sua casa terá tudo para ficar linda hoje e sempre.



Encontre aqui o seu próximo imóvel

VendaArrendamento

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades sobre decoração, dicas para casa e notícias sobre o mercado imobiliário