Seja arrendada ou própria, residência fixa ou de férias, a decoração de uma casa pode transformar toda a experiencia de moradia. Porém, além dos móveis, da composição dos ambientes, há algo que é realmente imprescindível para que a decoração seja um sucesso: o gosto do morador. Mas como dar um toque pessoal e exclusivo aos ambientes? Criar móveis, pintar você mesmo as paredes ou produzir sozinho um objeto de decoração pode ser uma interessante solução.
Quando as ideias se transformam em realidade.
Muitas pessoas costumam dizer que ter ideias é fácil, difícil é transformá-las em realidade. Por isso o DIY (Do It yourself – faça você mesmo) está conquistando cada vez mais adeptos. Com um misto de filosofia de vida e incentivo à criatividade muitas pessoas estão optando por deixarem de comprar produtos de decoração e passaram a investir tempo e estudo criando os seus próprios móveis e objetos decorativos.
A principal vantagem nessa tendência é a autenticidade da decoração. Outro benefício é que, com o passar do tempo e da regularidade, o que era apenas curiosidade passa a ser um passatempo.
Começando um novo projeto. De vida.
Muitas pessoas têm o desejo de construírem ou se aventurarem pelo mundo do DIY, porém, a falta de técnica, ferramentas ou incentivo, acaba afastando os candidatos a artesãos de seu sonho.
Mas isso vem mudando gradativamente. Com a popularização de diversos canais de internet, focados em decoração e que ensinam o passo a passo as diversas técnicas, o que era um grande medo, errar na execução do projeto, hoje é encarado como uma parte do processo. Ou seja, até mesmo a falhar tem o seu valor.
Ocupando a casa e, principalmente a mente.
Claro que deixar um ambiente com o nosso toque especial é fantástico, porém há algo ainda mais valioso e bonito: a ocupação do tempo livre. Aprender coisas novas e desenvolver trabalhos manuais nos ajuda a manter a mente sempre ativa e em movimento e pode ser uma válvula de escape para uma rotina acelerada.
Ter um passatempo também favorece a sensação positiva de satisfação. Terminar cada projeto é fundamental para reconhecemos que iniciativas foram bem sucedidas e que podemos progredir sempre.
Por onde começar?
Se você ficou com vontade de se aventurar pelo mundo DIY, saiba que algumas dicas podem o ajudar:
1 – Pesquise referencias dos móveis ou objetos que deseja fazer.
2 – Comece sempre pelas coisas mais simples.
3 – Veja a lista de materiais ou modo de execução em tutoriais na internet ou, então, invista em cursos.
4 – Use sempre equipamentos de segurança.
5 – Não se esqueça: faça sempre as coisas no seu tempo: o passatempo deve ser um prazer e não uma pressão.
Agora é usar a criatividade e transformar a sua casa,