Gatos, cães, pássaros e até peixes. Os animais de estimação são os nossos melhores amigos. E mantê-los seguros, aquecidos e saudáveis é nossa responsabilidade. Mas como conciliar o bem-estar dos nossos amigos e a beleza da nossa casa? Algumas dicas simples podem fazer uma grande diferença, na sua vida e na deles.
Sempre ao seu lado.
Às vezes chegam à nossa vida bem cedo, ainda filhotes. Outras, eles chegam sem querer, com idade avançada, mas é indiscutível: os animais de estimação são nossos companheiros para toda uma existência. Sinônimo de lealdade, eles acompanham-nos em passeios, viagens e por todos os cômodos da casa.
O amor pelos animais é tamanho que em países como o Japão, existem casas projetadas especialmente para solteiros e tenham um gato, por exemplo. Apesar de não ser o caso dos portugueses, optar por uma casa maior quando recebemos um novo membro na família é uma opção cada vez mais cogitada. No site da Entreparedes.pt existe uma variedade de imóveis para arrendar ou para comprar com terraços, varandas ou pátios, espaços ideais para o seu amigo de quatro patas. Mas, mesmo que essa não seja a sua opção, é possível aliar praticidade ao conforto necessário para cada espécie.
Cães:
Os cães são um dos mais populares animais de estimação do mundo. Obviamente, as necessidades irão variar conforme a raça e o tamanho. Mas algumas dicas podem ser gerais:
- Tente, sempre que possível, criar uma área higiênica para que ele possa fazer as necessidades dentro de casa, pois muitas vezes não há como levá-lo a rua. Para ajudar, você pode tentar os tapetes higiênicos, sprays para marcar o espaço e caixas próprias para higiene animal.
- Caso seja necessário instale uma barreira para animais para limitar o acesso do seu amigo pelo resto da casa.
- Na hora de dormir, principalmente no inverno, opte por camas acolchoadas, mas com materiais que sejam de fácil higienização.
Gatos:
- Tão populares quantos os cães, os gatos precisam de confortos específicos. Eles são caçadores e exploradores natos. Por isso, incorporar brinquedos com cordas e cortiças à decoração é uma distração perfeita.
- Não esquecer de instalar telas de segurança nas janelas, além de evitar fugas, elas garantem a segurança, evitando quedas de andares mais altos.
Para cães e gatos:
- Tapetes e carpetes são desaconselhados, por acumularem pêlos e serem de difícil higienização.
- Um bom exemplo para criar locais especiais é optar por mobílias que integrem os animais à rotina da casa, assim, você e ele ficarão ainda mais felizes.